Review - Cidade de Deus: A Luta Não Para 01x01

Esse texto possui descrição de alguns dos eventos da temporada.


Escrito por: Pedro Rubens


Em seu livro ‘História do cinema: dos clássicos mudos ao cinema moderno’, Mark Cousins apresenta momentos importantes da história da sétima arte, desde os primeiros passos que culminaram no seu nascimento aos filmes que marcaram a história mundial. Em uma página dedicada ao cinema brasileiro, é possível ver um garoto preto, vestido com uma camisa cor de mostarda, um sorriso estampado no rosto enquanto segura uma arma apontada para alguém. Era Dadinho. Amigo de Zé Pequeno. O filme é Cidade de Deus (2002).


Cidade de Deus: A Luta Não Para, nova série original HBO, se passa em 2004, 20 anos após os eventos que mostraram como chegou ao fim a história de Zé Pequeno e seus companheiros. Agora, pelas lentes de Buscapé, um dos maiores nomes da fotografia jornalística do Rio de Janeiro, conhecemos a nova realidade da CDD, como é carinhosamente apelidada a Cidade de Deus.


No filme de 2002, temos acesso ao caos instaurado na comunidade a partir da guerra entre policiais e facções – e agora não é diferente. O que outrora foi contado a partir da perspectiva do desenvolvimento de personagens, desde suas respectivas infâncias à vida adulta, e consequentemente seu desfecho, aqui não se repete. Na nova produção nacional temos um enredo muito bem instaurado e consciente de que a história se passa e constrói no presente, mesmo que com todas as consequências advindas do passado.


O episódio já começa com referência à clássica cena de perseguição da galinha. Em contrapartida, essa tal trilha se multiplica e divide a tela entre a morte de um animal, capaz de alimentar aqueles que estão famintos em casa, e saciar a sede de sangue daqueles que não aceitam que sua autoridade seja questionada e buscam justiça quando suas ordens são descumpridas. Talvez, desde o primeiro ato em que vimos uma ave fugindo da sua morte, estivéssemos diante de uma grande metáfora para ilustrar a realidade daqueles que fogem dos “defensores da lei”.


Enquanto narra a introdução do episódio, Buscapé (Alexandre Rodrigues) segue um bando de policiais do BOPE adentrando pelos becos e vielas da CDD para prender e “cobrar arrego”. As cenas vão se intercalando e o ritmo acelerado coloca o pé no freio para manifestar ao público qual a nova ameaça, apresentada como pessoas com “cara de polícia, arma de polícia e paga de polícia”. Essa é a maneira como a produção encontra para diferenciar que, agora, a intimidação vinha daqueles que não eram mais os bandidos de outros tempos, que usavam facas e canivetes ou que andavam fardados e com distintivos pendurados.


Se o tempo na rua faz com que os cidadãos das comunidades se acostumassem com as atrocidades vistas ali, o jargão do meio jornalístico cai como luva para corroborar com isso e com a história do protagonista: ele agora é um cara cascudo. Porém, ao passo que o episódio avança, percebemos que isso é uma das fraquezas do personagem, que já se acostumou a ser chamado de Wilson, seu nome de batismo, enquanto luta, a duras custas, para que os moradores da comunidade abram mão de chamá-lo pelo seu apelido, Buscapé.


Entre tantos dilemas, como a dificuldade em se relacionar com a filha funkeira, a falta de fé do personagem vivido brilhantemente por Alexandre Rodrigues apresenta-se muito timidamente e pela surdina mas, de certa forma, auxilia na condução da narrativa. Durante o episódio, elementos que referenciam o candomblé, como búzios e guias, são o suficiente para mostrar que, em Cidade de Deus: A Luta Não Para, o fundamento religioso será constante e um dos autores do enredo.


O background onde Buscapé se encontra é recheado de velhos rostos conhecidos. Barbantinho (Edson Oliveira), agora é candidato a vereador e deseja mostrar uma nova face da CDD; Cintia (Sabrina Rosa) dedicou-se à criação e manutenção de uma associação que ajuda os moradores da comunidade; Berê (Roberta Rodrigues) não conseguiu viver longe daquele que é seu lar e voltou para cuidar dos seus – é a mãezona que opta por bater para que a polícia não bata; Bradock (Thiago Martins), ex-chefe dos Caixas Baixas, preso por assumir uma culpa que não é sua e posteriormente solto.


Ao mesmo tempo, nem só de personagens e dilemas antigos se sustenta a série. Delano (Dhonata Augusto), é um policial e professor de jiu-jitsu; Curió (Marcos Palmeira) assumiu o manto de novo chefão da Cidade de Deus, considerado um grande diplomata; Jerusa (Andréia Horta) é a advogada corrupta que consegue o alvará de Braddock; Reginaldo e Israel Cavani (Kiko Marques e Rafael Lozano) são, respectivamente, um ex-policial que agora é Secretário de Segurança do Rio de Janeiro e seu filho, que prometem ficar no encalço da bandidagem – mesmo que, para isso, precisem tomar atitudes minimamente duvidosas.


Todavia, quando “alvará canta”, é preciso comemorar e nada mais justo do que aproveitar a oportunidade de um baile de debutante para proporcionar o encontro do ex-dono da boca com o atual. O reencontro entre Bradock e Curió é cheio de familiaridade, abraços e emoção. Entretanto, em nem ao menos esperar os presentes degustarem do seu retorno, o ex-presidiário já reivindica seu posto e solicita retornar aos trabalhos. Aquele era, de longe, o pior momento para essa conversa, afinal, a aniversariante era filha do atual chefão da comunidade e ele só queria comemorar a vida da sua caçula.


Por achar que a conversa havia ficado pela metade, os personagens são colocados a postos em um jogo de futebol e o confronto é retomado. Em meio às insinuações e acusações de ambas as partes, fica evidente que o caos foi instaurado, mas toda família que se preze passa por dificuldades e desavenças, não é? Porém… Será que aqui temos uma família?


Em seus momentos finais, o episódio nos mostra outra faceta dos novos e velhos personagens. Jerusa, Bradock, Curió e Geninho ganham mais profundidade a partir das escolhas que tomam na busca por resolução às suas demandas. Ao som de ‘Juízo Final’, canção de Nelson Cavaquinho, o primeiro episódio da nova produção nacional da HBO entrega coesão, roteiro, atuação, desenvolvimento e fundamentação ao passo que dita as regras daquilo que podemos esperar para o decorrer da temporada.


Tal produção suja os pés na lama das comunidades e insere o espectador quase que sinestesicamente nas vielas labirínticas que abrigam pessoas amedrontadas e que, por dividir espaço com o medo, muitas vezes, querem apenas chegar com vida ao final do dia. Cidade de Deus, filme e série, não são apenas mais uma obra no catálogo nacional. É a realidade esquecida que se coloca diante de nós quando escolhemos fechar os olhos para aqueles que estão ao nosso lado.


Por isso, é cabível afirmar que Mark Cousins foi certeiro ao destacar uma página do seu livro em referência ao personagem vivido indescritivelmente por Douglas Silva no filme de 2002. O que a obra original fez, e ainda faz, é digno de toda ovação possível. Em meio a tantos filmes que poderiam representar o cinema nacional, esse certamente estaria no Top 5 de melhores representantes.


Agora, Cidade de Deus: A Luta Não Para volta como uma grande ode ao audiovisual brasileiro e, em pouco tempo, aquieta aqueles que assustaram-se com a possibilidade de macular algo tão precioso do nosso acervo cultural. Por outro lado, tal produção assume a responsabilidade – talvez despretensiosa – de elevar o nível de produto realizado internamente. Cientes de que é possível tocar naquilo que é intocável e prosseguir com aquilo que, aparentemente, já havia consumado seu último ato, ousemos parafrasear o que diz a canção de Cavaquinho e gritemos à plenos pulmões:


“Quero ter olhos pra ver


Mais produções audiovisuais brasileiras acontecerem!”


Nota: 9,5



Cidade de Deus: A Luta Não Para



eirubinho - 2024-08-22 18:03:03 ( 705)
Comentarios (0)


Últimas

  • 19-Set-2024 - Review - Cidade de Deus: A Luta Não Para 01x04
  • 08-Set-2024 - Review - Cidade de Deus: A Luta Não Para 01x03
  • 07-Set-2024 - Piloto Comentado - No Gain No Love
  • 05-Set-2024 - Destaque: The Lord of the Rings: The Rings of Power - 2x4 - Eldest
  • 01-Set-2024 - Review - Cidade de Deus: A Luta Não Para 01x02
  • 22-Ago-2024 - Review - Cidade de Deus: A Luta Não Para 01x01
  • 18-Ago-2024 - Review - House of the Dragon 02x08
  • 11-Ago-2024 - Destaque: The Umbrella Academy - 4x5 - Six Years, Five Months, and Two Days
  • 05-Ago-2024 - Destaque: House of the Dragon - 2x8 - The Queen Who Ever Was
  • 03-Ago-2024 - Review - House of the Dragon 02x07
  • 30-Jul-2024 - Crítica - The Boys - 4ª Temporada
  • 24-Jul-2024 - Crítica - The Bear - 3ª Temporada
  • 23-Jul-2024 - Review - House of the Dragon 02x06
  • 17-Jul-2024 - Crítica - The Acolyte
  • 16-Jul-2024 - Review - House of the Dragon 02x05
  • 14-Jul-2024 - Destaque: House of the Dragon - 2x5 - Regent
  • 12-Jul-2024 - Crítica - Pedaço de Mim
  • 08-Jul-2024 - Destaque: House of the Dragon - 2x4 - The Red Dragon and the Gold
  • 07-Jul-2024 - Review - House of the Dragon 02x04
  • 03-Jul-2024 - Crítica - Trying 4ªT
  • 30-Jun-2024 - Review - House of the Dragon 02x03
  • 26-Jun-2024 - Crítica - Dark Matter
  • 24-Jun-2024 - Destaque: House of the Dragon - 2x2 - Rhaenyra the Cruel
  • 23-Jun-2024 - Review - House of the Dragon 02x02
  • 16-Jun-2024 - Review - 2ªT de House of the Dragon
  • 16-Jun-2024 - Review - House of the Dragon 02x01
  • 16-Jun-2024 - Destaque: House of the Dragon - 2x1 - A Son for a Son
  • 07-Jun-2024 - Destaque: Doctor Who (2024) - 1x6 - Rogue
  • 24-Mai-2024 - Destaque: Doctor Who (2024) - 1x4 - 73 Yards
  • 19-Mai-2024 - Crítica - Maxton Hall 1ªT
  • 17-Mai-2024 - Destaque: Doctor Who (2024) - 1x3 - Boom
  • 04-Mai-2024 - Destaque: Justiça - 2x14 - Episode 14
  • 27-Abr-2024 - Destaque: Baby Reindeer - 1x3 - Episode 3
  • 05-Abr-2024 - Destaque: 9-1-1 - 7x4 - Buck, Bothered and Bewildered
  • 22-Mar-2024 - Destaque: 3 Body Problem - 1x1 - Countdown
  • 06-Mar-2024 - Destaque: Love Is Blind - 6x12 - Meet Me at the Altar
  • 27-Fev-2024 - Review - Shōgun
  • 22-Fev-2024 - Destaque: Avatar: The Last Airbender (2024) - 1x8 - Legends
  • 19-Fev-2024 - Destaque: True Detective - 4x6 - Night Country: Part 6
  • 15-Fev-2024 - Piloto Comentado - The New Look
  • 14-Fev-2024 - Crítica - Bom Dia, Verônica 3ªT
  • 24-Jan-2024 - Destaque: Percy Jackson and the Olympians - 1x7 - We Find Out the Truth, Sort Of
  • 11-Jan-2024 - Destaque: Echo - 1x5 - Maya
  • 04-Jan-2024 - Destaque: Fargo - 5x8 - Blanket
  • 21-Dez-2023 - Destaque: Jujutsu Kaisen - 2x22 - Metamorphosis, Part 2
  • 09-Dez-2023 - Destaque: Doctor Who (2005) - 13x12 - The Giggle
  • 05-Nov-2023 - Crítica - Citadel
  • 05-Nov-2023 - Review - 2ªT Cidade Invisível
  • 05-Nov-2023 - Crítica - The Night Agent
  • 05-Nov-2023 - Crítica - Família Gil 2ªT
  • 04-Nov-2023 - Crítica - Gen V 1ªT
  • 03-Nov-2023 - Destaque: Gen V - 1x8 - Guardians of Godolkin
  • 19-Out-2023 - Destaque: The Fall of the House of Usher - 1x8 - The Raven
  • 06-Out-2023 - Destaque: The Wheel of Time - 2x8 - What Was Meant to Be
  • 22-Set-2023 - Destaque: Sex Education - 4x3 - Episode 3
  • 13-Set-2023 - Destaque: Drag Race Brasil - 1x3 - Tupiniqueens
  • 19-Ago-2023 - Destaque: Cangaço Novo - 1x3 - Meu Nome é Ubaldo Vaqueiro
  • 12-Ago-2023 - Destaque: Outlander - 7x8 - Turning Points
  • 29-Jul-2023 - Destaque: Good Omens - 2x6 - Chapter 6: Every Day
  • 01-Jul-2023 - Crítica - Silo 1ªT
  • 01-Jul-2023 - Destaque: The Witcher (2019) - 3x5 - The Art of Illusion
  • 05-Jun-2023 - Crítica - 2ªT de Entrelazados
  • 02-Jun-2023 - Review - 2ªT de Queen Of The Universe
  • 07-Mai-2023 - Crítica - Jury Duty
  • 03-Mai-2023 - Review - Citadel
  • 12-Abr-2023 - Piloto Comentado - Caravana das Drags
  • 01-Abr-2023 - Crítica - Daisy Jones & The Six
  • 31-Mar-2023 - Crítica - You 4ªT Parte 2
  • 28-Mar-2023 - Crítica - 2ªT Shadow and Bone
  • 20-Mar-2023 - Crítica - The Last of Us
  • 17-Mar-2023 - Review - 3ªT Power Book II: Ghost
  • 28-Fev-2023 - Piloto Comentado - Not Dead Yet
  • 17-Fev-2023 - Crítica - Parte 1 da 4ªT de You
  • 07-Fev-2023 - Review - Santo Maldito
  • 26-Jan-2023 - Destaque: Todo Dia a Mesma Noite - 1x5 - Sem Fim
  • 23-Jan-2023 - Review - 2ªT de How I Met Your Father
  • 17-Jan-2023 - Piloto Comentado - Anne Rice's Mayfair Witches
  • 16-Jan-2023 - Piloto Comentado - The Last of Us
  • 12-Jan-2023 - Crítica - Willow 1ªT
  • 09-Jan-2023 - Crítica - Copenhagen Cowboy 1ªT
  • 07-Jan-2023 - Crítica - The Rig 1ªT
  • 06-Jan-2023 - Review - 2ªT de BMF
  • 05-Jan-2023 - Crítica - Kaleidoscope 1ªT
  • 04-Jan-2023 - Crítica - The Glory 1ªT Parte 01
  • 26-Dez-2022 - Crítica - Smiley
  • 19-Dez-2022 - Crítica - The Patient
  • 03-Dez-2022 - Crítica - 1899 1ªT
  • 21-Nov-2022 - Piloto Comentado - 1899
  • 18-Nov-2022 - Crítica - Wednesday 1ªT
  • 14-Nov-2022 - Piloto Comentado - Blockbuster
  • 08-Nov-2022 - Piloto Comentado - Alaska Daily
  • 04-Nov-2022 - Review - Parte 1 da 4ªT Manifest
  • 31-Out-2022 - Crítica - 1ªT de Vampire Academy
  • 31-Out-2022 - Piloto Comentado - The Watcher
  • 27-Out-2022 - Piloto Comentado - The Peripheral
  • 26-Out-2022 - Review - El Encargado
  • 24-Out-2022 - Crítica - House of the Dragon 1ªT
  • 19-Out-2022 - Review - O Rei da TV
  • 15-Out-2022 - Crítica - She-Hulk: Attorney at Law 1ªT
  • 11-Out-2022 - Piloto Comentado - So Help Me Todd
  • 06-Out-2022 - Crítica - Eleita 1ªT
  • 04-Out-2022 - Piloto Comentado - Devil In Ohio
  • 27-Set-2022 - Piloto Comentado - Vampire Academy
  • 25-Set-2022 - Review - Vale dos Esquecidos
  • 23-Set-2022 - Crítica - Fate: The Winx Saga 2ª T
  • 21-Set-2022 - Crítica - Echoes
  • 19-Set-2022 - Crítica - Manhãs de Setembro 2ªT
  • 14-Set-2022 - Piloto Comentado - Fakes
  • 09-Set-2022 - Crítica - The Serpent Queen
  • 29-Ago-2022 - Dica Nacional: Bom dia, Verônica
  • 27-Ago-2022 - Maratona Comentada - Masters of Sex
  • 26-Ago-2022 - Piloto Comentado - Surface
  • 26-Ago-2022 - Crítica - Only Murders in the Building 2ªT
  • 24-Ago-2022 - Crítica - Pretty Little Liars: Original Sin
  • 23-Ago-2022 - Review - Power Book III: Raising Kanan
  • 17-Ago-2022 - Crítica - Better Call Saul 6ª T Parte 02
  • 16-Ago-2022 - Crítica - Westworld 4ª T
  • 15-Ago-2022 - Crítica - The Sandman
  • 12-Ago-2022 - Crítica - Black Bird
  • 11-Ago-2022 - Crítica - A League of Their Own
  • 09-Ago-2022 - Crítica - Under the Banner of Heaven
  • 08-Ago-2022 - Crítica - Queer as Folk (2022)
  • 05-Ago-2022 - Review - The Sandman
  • 03-Ago-2022 - Crítica - First Kill
  • 02-Ago-2022 - Review - Everything's Trash
  • 01-Ago-2022 - Dica Nacional: Se Eu Fechar os Olhos Agora
  • 30-Jul-2022 - Review - Rap Sh!t
  • 29-Jul-2022 - Crítica - Paper Girls
  • 25-Jul-2022 - Review - Santa Evita
  • 21-Jul-2022 - Crítica - Dark Winds 1ªT
  • 20-Jul-2022 - Review - Adriano Imperador
  • 19-Jul-2022 - Review - Turma da Mônica: A Série
  • 18-Jul-2022 - Critica - Grace and Frankie 7ªT
  • 15-Jul-2022 - Crítica - Sín Limites
  • 14-Jul-2022 - Piloto Comentado - Loot
  • 13-Jul-2022 - Crítica - Ms. Marvel 1ªT
  • 12-Jul-2022 - Review - Sintonia 3ªT
  • 11-Jul-2022 - Crítica - La Noche Más Larga 1ªT
  • 10-Jul-2022 - Crítica - The Boys 3ªT
  • 09-Jul-2022 - Crítica - The Girl From Plainville
  • 08-Jul-2022 - Crítica - The Umbrella Academy 3ªT
  • 07-Jul-2022 - Piloto Comentado - Tom Swift
  • 04-Jul-2022 - Crítica - Stranger Things 4 Parte 02
  • 01-Jul-2022 - Review - Pico da Neblina 2ªT
  • 29-Jun-2022 - Crítica - The Bear
  • 27-Jun-2022 - Review - A Dark, Dark Man
  • 25-Jun-2022 - Dica Nacional: Sentença
  • 24-Jun-2022 - Piloto Comentado - La Casa de Papel: Korea
  • 22-Jun-2022 - Crítica - Em Casa com os Gil
  • 20-Jun-2022 - Review - El Refugio

  • | Versão Padrão