Escrita por: Amanda Kassis
Este texto contém spoilers sobre o desfecho do episódio.
‘Escape Velocity Control’ é o hilário quarto episódio de ‘Murderbot’, que prova, de uma vez por todas, que a produção da Apple TV+ não tem medo de não ser levada à sério.
Após uma breve pausa para mostrar como as Unidades de Segurança (SecUnit) são produzidas, a audiência é jogada de volta ao habitat da DeltFall, onde o protagonista luta para não ter o mesmo destino que a equipe de pesquisa massacrada Após ser atacado, Murderbot (Alexander Skarksgård) encontra-se desorientado e com a maior parte de suas funções off-line, o que serve como pontapé para trazer um elemento hilário em meio ao caos: novas cenas de The Rise and Fall of Sanctuary Moon — a novela tão querida pelo protagonista — reproduzidas em loop dentro de sua cabeça. A técnica de “teatro dentro do teatro”, empregada desde o começo da série, oferece uma versão exagerada e novelesca sobre os dramas humanos e funciona como uma válvula de escape para o ciborgue.
Devido aos danos causados ao seu sistema, a novela deixa de ser um simples escapismo para Murderbot, e se torna a forma como consegue processar os acontecimentos ao seu redor. Na percepção do protagonista, ficção e realidade se misturam enquanto luta para escapar da Unidade de Segurança verdadeiramente rebelde que foi responsável pela morte da equipe. Agora, a partir da tentativa de hackeamento do módulo de combate, quem quer que esteja o controlando busca eliminar a autonomia do protagonista para torná-lo uma arma de destruição
Felizmente, há uma luz no fim do túnel com a chegada da Drª. Mensah (Noma Dumezweni), que foi incapaz de deixar um membro do time para trás. Aqui, Murderbot possui seu primeiro contato com a sensação de ser protegido — em contramão à sua natureza de proteger — o que lhe causa choque e estranheza. Entretanto, não há tempo para processar qualquer possível sentimento de gratidão, pois a SecUnit inimiga continua a persegui-los. Com todos os seus sistemas sobrecarregados, Murderbot e Mensah se tornam personagens de Sanctuary Moon, inseridos em cenários coloridos que contrastam com a escuridão do habitat destruído da DeltFall, mas igualmente caótico. O imaginário tão criativo do personagem não é somente uma técnica inteligente para adicionar humor à trama, mas uma forma imersiva de entender como o robô processa esses acontecimentos.
O quarto episódio também aproveita para utilizar melhor seus coadjuvantes — há um bom equilíbrio entre o tempo de tela para cada um — e mostrar que os pesquisadores da PresAux não são tão indefesos assim. O casal Arada (Tattiawna Jones) e Pin-Lee (Sabrina Wu) encontram sua própria forma de ajudar, esmagando o inimigo com o hopper da equipe, enquanto Ratthi (Akshay Khanna) permanece cumprindo com louvor seu papel de ser o membro inútil do grupo — porém repleto de iniciativa. Essa “cavalaria” não é a mais bem treinada e a violência vai contra a sua essência, sendo completos opostos ao Murderbot, mas o seu princípio permanece irrevogável: a união. Como uma frase famosa já diz: a união faz a força.
O fim de ‘Escape Velocity Control’ não causa uma sensação de vitória, optando por apostar em mais um cliffhanger: já é tarde demais quando o personagem de Skarsgård percebe que seu módulo de combate está hackeado e seus olhos enxergam os humanos como seus alvos. Então, decide morrer nos seus próprios termos, como um heroi, ao invés de atentar contra aqueles que o trataram como “alguém”. Isso diz mais sobre ele do que poderia admitir. Claro, ninguém espera que o protagonista da trama encontre seu fim tão cedo, portanto resta esperar o próximo episódio para saber como Murderbot fará seu retorno e quais serão as consequências dos últimos acontecimentos. Será que seu segredo será revelado? E quais os próximos passos dos pesquisadores? Independente dos rumos da trama, a nova produção da Apple TV+ permanece como uma hilária abordagem do gênero sci-fi e sem receio de não ser levada a sério, afinal, o humor ácido e o exagero são alguns dos principais elementos que tornam essa trama bem-sucedida.
Quer acompanhar a saga deste robô-assassino? ‘Murderbot’ é disponibilizado semanalmente, às sextas-feiras, na Apple TV+. A 1ª temporada contará com 10 episódios.
Nota: 8,0
![]() |
1
|
![]() ![]() ![]() |
![]() |
1
|
![]() ![]() ![]() |